Os 7 erros comportamentais
.
Cultura & Clima
Por Viviane Macedo
Cultura & Clima
Por Viviane Macedo
Acordar cedo, arrumar-se, enfrentar quilômetros de congestionamento e, enfim, chegar à empresa, onde acontecerá o convívio ao lado de pessoas totalmente diferentes, durante pelo menos oito horas. O dia-a-dia é árduo, por isso precisa, ao menos, ser prazeroso. Mas nem sempre é possível conviver harmoniosamente com os colegas, infelizmente. São personalidades, pontos de vista, jeitos e manias, tudo muito diferente. Quando não existe respeito, a boa convivência se torna impossível. Muitos passam anos incomodados com atitudes desmedidas de outras pessoas; outros não conseguem manter o silêncio e reclamam do que não estão de acordo. Resultado: clima tenso e pesado por muito tempo em salas muito pequenas.
POR QUE ISSO ACONTECE?
Algumas pessoas têm a tendência de agir como se estivessem sozinhas em suas próprias casas. O rádio? É ligado e em alto e bom som. O telefone? Serve para ligações particulares, nas quais é possível saber as brigas, os segredos e a programação do fim de semana. O linguajar? É o mesmo utilizado para conversar no happy hour entre amigos íntimos – palavrões e termos impróprios para o ambiente de trabalho. Esses são apenas alguns exemplos dos erros comportamentais mais cometidos dentro das empresas. Erros capazes de desfazer equipes, criar climas tensos e diminuir a produtividade. Para o vice-presidente da Federação Internacional de Coaches, Silvio Celestino, é preciso saber impor limites e respeitar as pessoas que estão em volta. "O profissional precisa saber respeitar os demais, mesmo que eles não verbalizem uma inquietação perante suas atitudes", alerta o coach.
OS SETE ERROS
Os erros de comportamento são vários e seria até difícil quantificá-los. Mas existem alguns mais recorrentes, especialmente nos ambientes corporativos:
1. Escutar música sem fone, e ainda em volume alto;
2. Utilizar o telefone para assuntos pessoais e ainda falar alto, atrapalhando as pessoas à volta;
3. Utilizar linguajar impróprio para o ambiente de trabalho;
4. Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados;
5. Abusar do poder;
6. Não cuidar do ambiente comum;
7. Não separar pessoal de profissional.
Conversamos com Silvio Celestino, Maria Lucia Pettinelli, Osmair Oliveira e Ricardo Melo, todos profissionais especialistas em carreira e comportamento, que fizeram suas considerações sobre cada um dos sete erros comportamentais.
- Escutar música alto A menos que você trabalhe em um ambiente muito criativo, ou mesmo numa empresa que venda material para a prática de esportes radicais, nunca escute música sem fones de ouvidos. Em algumas empresas mais tradicionais, não é permitido sequer ouvir música usando fones. Além do mais, nada garante que o seu gosto musical seja o mesmo dos demais. (Silvio Celestino - Federação Internacional de Coaches)
- Utilizar o telefone para assuntos pessoais e falar alto atrapalhando as pessoas à volta O telefone é uma ferramenta de trabalho, que pode ser utilizada de forma pessoal - no entanto, este uso deve respeitar a ética profissional, mesmo porque ninguém precisa saber sobre a sua vida. (Osmair Oliveira - Big Five Consulting)
- Utilizar de linguajar impróprio para o ambiente de trabalho Cada um dá notícia de sua natureza por seus atos e formas de se expressar. Respondo essa questão com outra pergunta: será que alguém que se utiliza de gírias e palavrões passa uma imagem de pessoa serena, educada, compenetrada e comprometida ou de alguém relapso, sem critérios e até imaturo? (Ricardo Melo – Instituto Ricardo Melo)
- Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados Comentários de mau gosto sobre os colegas, independente da posição que ocupam na empresa, não deveriam ocorrer nunca. É preciso ter em mente que todos os que trabalham naquele ambiente estão lá para desempenhar um papel profissional, e qualquer coisa que saia desse escopo deve ser evitada. Se algo nos incomoda em uma pessoa, devemos conversar a respeito com a própria pessoa, para que seja possível encontrar uma solução para o assunto. Em outras palavras: devemos falar com ela, e não dela, pois esta segunda opção não resolverá a questão. É sempre bom lembrar do ditado: "Quando Pedro fala de Paulo, saberemos mais sobre Pedro do que sobre Paulo". (Maria Lucia Pettinelli - Choice Consulting)
- Abusar do poder O poder do seu cargo existe para preencher os propósitos da empresa. Se você os utiliza para outros fins, demonstra que não está preparado para liderar e muito menos para desenvolver pessoas. Sugiro que faça um processo de Coaching ou algum outro tipo de treinamento para conscientizar-se de sua real responsabilidade e do alcance de seu poder dentro da empresa. Para liderar pessoas, você deve ser capaz de primeiro liderar a si mesmo, com propósitos elevados e conduta que possa servir de modelo positivo aos demais. (Silvio Celestino - Federação Internacional de Coaches)
- Não cuidar do ambiente comum Uma boa dica com relação ao espaço é deixá-lo como você gostaria de encontrá-lo, não deixando rastros de sujeira e desordem em ambientes de uso coletivo. Devemos procurar desenvolver uma sensibilidade no sentido de observar a nós mesmos e o impacto que nosso comportamento pode ter sobre os outros. Essa autoconsciência também ajuda muito na construção de um ambiente profissional agradável. (Maria Lucia Pettinelli - Choice Consulting)
- Não separar pessoal de profissional Mais uma demonstração de imaturidade e o conseqüente despreparo para vivenciar o ambiente corporativo. Damos notícia de nossa natureza com nossas atitudes e pela forma como nos comunicamos. Alguém que age dessa forma, sem ter discernimento do que é pessoal e do que é profissional, demonstra que não merece estar onde está. (Ricardo Melo – Instituto Ricardo Melo)
Fique atento às dicas dos consultores e não seja você mais um a cair nesses erros!
Artigo retirado do site da Catho
Comentários